Certificação internacional vai permitir otimizar as atividades de investigação do instituto da U.Porto.

No culminar de um processo iniciado há dois anos, no âmbito de um financiamento do QREN,  o Instituto de Patologia E Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) acaba de receber a confirmação da obtenção de certificação internacional OHSAS 18001:2007 para as atividades de investigação científica.

O OHSAS 18001 é um sistema de certificação de Higiene e Segurança no Trabalho, desenvolvido para ajudar as organizações a implementar um sistema de gestão de riscos, permitindo às organizações gerir riscos operacionais e melhorar o seu desempenho.

Esta norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerir os aspetos de saúde e segurança das atividades de seu negócio de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de seus colaboradores. No IPATIMUP, a preparação para a implementação desta norma passou pelo investimento e preparação no sistema de informação por forma a nele representar especificamente as atividades direta e indiretamente relacionadas com a implementação de um Sistema de Gestão de Risco.

O IPATIMUP torna-se assim numa das poucas entidades nacionais (ao nível da investigação científica) a possuir esta certificação. Entre as áreas científicas que vão beneficiar desta evolução,  destaca-se investigação em carcinogénese, diversidade genética, genética de tumores, genética populacional, modelos moleculares de tumores, NEWTherapies e Oncobiologia.