José Nuno Oliveira é um dos autores do artigo. (Foto: Departamento de Informática da U.Minho)

José Nuno Oliveira, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, publicou no mês de março um artigo na prestigiada revista IEEE Transactions on Software Engineering. O artigo contou ainda com a autoria de Miguel Ferreira, antigo estudante de mestrado da Universidade do Minho.

Este é apenas o segundo grupo de investigadores exclusivamente portugueses que vê um seu artigo publicado nesta revista, apesar de se tratar de uma área – a Engenharia de Software – em que praticamente todas as universidades têm grupos ativos.

Intitulado “Alloy Meets the Algebra of Programming: A Case Study“, o artigo dos investigadores portugueses surge como uma resposta do HASLab ao desafio “Verified File System”, um dos Grand Challenges in Computing lançados por Joshi and Holzmann (do Jet Propulsion Laboratory, EUA). O trabalho aborda a verificação de um dos mecanismos essenciais à operação de memórias FLASH usadas em veículos enviados para o espaço.

O método proposto neste trabalho é inovador uma vez que combina ‘model checking’ (verificação de modelos) com verificação por cálculo algébrico. Este método é atualmente lecionado na opção de Métodos Formais para a Engenharia de Software do Mestrado de Engenharia Informática da U.Minho.

IEEE Transactions on Software Engineering é uma das mais prestigiadas e seletivas revistas na área de Engenharia de Software que conta com quase quatro décadas de existência.