Bruno Sarmento, INEB / i3S

A cerimónia de entrega das bolsas decorreu a 5 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. (Foto: DR)

Um grupo de investigação do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) – atualmente integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), liderado pelo investigador Bruno Sarmento, foi distinguido no passado dia 5 de abril com uma bolsa de investigação no âmbito do Programa Gilead GÉNESE 2015. No valor de 30 mil euros, esta bolsa será aplicada num projeto inovador na área da nanomedicina, do qual se espera que resulte um novo produto capaz de proteger eficazmente as mulheres contra a transmissão sexual (por via vaginal) do VIH/SIDA.

Na base do projeto distinguido pela farmacêutica Gilead Sciences está o desenvolvimento de nanopartículas carregadas com dois fármacos antivirais – o tenofovir e a emtricitabina – e a sua incorporação em filmes vaginais. Estes serão testados como alternativa ao medicamento oral – o Truvada® – atualmente aprovado em vários países e recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção (profilaxia de pré exposição) da infeção VIH/SIDA.

Os investigadores esperam que os filmes vaginais possam constituir um novo produto capaz de proteger as mulheres contra a transmissão sexual (por via vaginal) do VIH, apresentando um menor potencial para desencadear efeitos adversos quando comparado com o Truvada®. “O desenvolvimento deste tipo de produtos constitui uma abordagem inovadora e fundamental na prevenção do VIH/SIDA”, destaca Bruno Sarmento,  para quem “o apoio do Programa Gilead GÉNESE é decisivo na concretização deste projeto”.

O projeto “Filmes vaginais contendo nanopartículas carregadas com fármacos como alternativa à profilaxia de pré exposição oral com tenofovir/emtricitabina” surge no seguimento dos vários trabalhos de aplicação da nanotecnologia à prevenção da transmissão sexual do VIH que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de investigação do INEB. “O reconhecimento por parte de uma das mais importantes empresas farmacêuticas no âmbito da terapêutica do VIH/SIDA é um importante estímulo à nossa investigação na área”, acrescenta José das Neves, outro dos investigadores envolvidos.

No projeto  estão ainda envolvidos o investigador Pedro Granja, bem como as estudantes de doutoramento da Universidade do Porto, Rute Nunes e Francisca Araújo.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 pela empresa farmacêutica Gilead Sciences com o objetivo de incentivar a investigação, a produção de conhecimento, o desenvolvimento científico, a geração de dados e a implementação de boas práticas de acompanhamento dos doentes em áreas terapêuticas como a fibrose quística, hematooncologia com enfoque nas doenças linfoproliferativas, hepatites virais crónicas B e/ou C e infeção por VIH/SIDA. A edição deste ano contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e premiou um total de 13 projetos a nível nacional.