Equipa do CINTESIS envolvida na UFPorto. (Foto: CINTESIS)

Um grupo de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde / Universidade do Porto acaba de ser distinguido pelo Infarmed com o Prémio de Boas Práticas Infarmed 25+ Melhor Desempenho, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade de Farmacovigilância do Porto (UFPorto).

A UFPorto é, repetidamente, a Unidade de Farmacovigilância a operar em território nacional que regista o maior número de notificações de reações adversas medicamentosas (RAM). “Nos últimos anos o número de notificações oscila entre 800 e 850 por ano, sendo de destacar que a maioria se refere a reações adversas graves, o que revela a maturidade da Unidade no contexto da Farmacovigilância nacional”, explica Jorge Polónia, coordenador da UFPorto e investigador do CINTESIS.

Note-se que as RAM constituem um importante problema de Saúde Pública, associando-se a elevados níveis de mortalidade e morbilidade. Quanto mais notificações existirem, melhor é o conhecimento das entidades competentes sobre o perfil de segurança dos medicamentos. Por isso, as autoridades de saúde pedem aos profissionais de saúde e aos próprios utentes que reportem qualquer sintoma indesejável que pensem ter resultado da toma de um medicamento. Esta informação é preciosa para as autoridades de saúde.

É por isso que Inês Vaz, responsável pela equipa técnica da UFPorto, partilha este prémio com os seus notificadores e parceiros. “São eles que nos ajudam diariamente na missão de tornar mais seguros os medicamentos comercializados”, avança a farmacêutica e investigadora do CINTESIS.

Jorge Polónia, investigador do CINTESIS e professor da FMUP, é um dos coordenadores da UFPorto

Jorge Polónia avalia este reconhecimento do INFARMED como “justíssimo”, dada a “excelência do trabalho desenvolvido, não obstante os constrangimentos orçamentais e de meios e que se deve sobretudo ao esforço e dedicação de toda a equipa da Unidade”. O investigador e professor da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) reconhece ainda “a valiosa colaboração de outros elementos do CINTESIS na execução de trabalhos científicos que se desenvolvem na Unidade numa partilha de interesses e de recursos”.

A atribuição dos Prémios de Boas Práticas decorreu no passado dia 15 de janeiro, em Lisboa, integrada na cerimónia de comemoração dos 25 anos do INFARMED, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido. De acordo com o INFARMED, a entrega destes prémios é o culminar de um ano de atividade e visa “destacar instituições ou projetos que, de alguma forma, se evidenciaram como exemplos de boas práticas”.

Para além de Jorge Polónia e Inês Vaz, integram a UFPorto e o CINTESIS as investigadoras Joana Marques e Ana Marta Silva, bem como o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro da Costa-Pereira.