Um trabalho desenvolvido por investigadores do Centro Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Unidade de I&D da Universidade do Porto, recebeu o prémio de melhor póster na sessão “Education of health care professionals & patients”, integrada no EAACI Congress 2017 – Congresso da European Academy of Allergy and Clinical Immunology, que decorreu entre 17 e 21 de junho, em Helsínquia.

Intitulado “Publication trends of Allergy and Clinical and Translational Allergy journals: a MeSH term-based bibliometric analysis”, o estudo premiado é da autoria de Daniel Martinho Dias, Bernardo Sousa Pinto e João Almeida Fonseca, todos eles investigadores do grupo EvidenS.

O trabalho resultou da utilização da ferramenta Syn4Data, desenvolvida no CINTESIS pelos investigadores Daniel Martinho Dias, Júlio Souza e António Soares, com orientação do coordenador deste Centro de Investigação, Altamiro da Costa Pereira.

Tendo por base a utilização de termos MeSH, o Syn4Data permite desenvolver análises que avaliam os tópicos publicados por revistas científicas, departamentos de investigação, ou até mesmo investigadores individuais, num esforço para resolver problemas na área da investigação biomédica.

No estudo vencedor, os autores procederam a uma avaliação dos tópicos de publicação das revistas científicas Allergy e Clinical & Translational Allergy com o objetivo de compreender de que modo diferentes temas na área da alergologia têm vindo a ser valorizados ao longo do tempo por parte destas duas publicações da EAACI.