Caravana do Coração (destaque)

Pedro Gomes, Ana Castro e Pedro Brandão representaram a U.Porto / IT no projeto (Foto: DR)

Uma equipa de investigadores da Universidade do Porto e do Instituto de Telecomunicações (IT) viajou recentemente até ao Brasil para participar na edição 2015 da “Caravana do Coração”, uma iniciativa de telemedicina que, durante 13 dias (29 de junho a 11 de julho), percorreu 13 cidades do estado de Paraíba, num total de mais de 2300 quilómetros, para realizar rastreios ao coração a cerca de 1000 crianças e mulheres grávidas de zonas mais desfavorecidas.

Liderada por Pedro Brandão, docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a “delegação” da U.Porto conto ainda com a participação de Ana Castro, investigadora de pós-doutoramento, e Pedro Gomes, estudante de doutoramento do MAP-i – Programa Doutoral em Informática das Universidades do Minho, Aveiro e Porto. Os três integraram uma equipa multidisciplinar de 40 profissionais a quem coube procurar identificar patologias cardíacas junto das populações alvo, recorrendo para isso a quiosques de saúde e estetoscópios inteligentes.

Entre as tecnologias utilizadas destacam-se os estetoscópios digitais DigiScope (DIGItally enhanced stethosCOPE), que permitem a deteção automática de sopros e de hipertensão pulmonar. A grande novidade deste ano foi contudo a HealthKyosk, uma tecnologia testada pela primeira vez neste tipo de ambientes com baixo nível de desenvolvimento, e que permite que um adulto auto-monitorize os seus dados vitais como pressão arterial, peso e quantidade de oxigénio no sangue.

Estas tecnologias demonstram os resultados mais avançados de uma linha de investigação com mais de 8 anos liderada pelo IT Porto, com colaborações muito relevantes com várias Faculdades da Universidade do Porto, tais como Ciências, Medicina, Engenharia e Belas Artes, assim como outros centros de investigação tais como o CINTESIS e o INESC-Porto.

A”Caravana do Coração 2015″ integra a Rede de Telemedicina de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba e é liderada pela fundação “Círculo do Coração”, uma entidade criada em 1994 por membros do Real Hospital Português, com o objetivo de diagnosticar e viabilizar o tratamento de crianças necessitadas, portadoras de doença cardíaca.