prémio UK

Elsa Caetano e Álvaro Cunha no momento da entrega do prémio na sede do Institution of Civil Engineering.

Um artigo publicado por investigadores do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas (ViBest) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi distinguido com o prémio John Henry Garood King Award. Atribuído pelo Institution of Civil Engineering (ICE), sedeado em Inglaterra, o prémio foi entregue no passado dia 17 de outubro a Álvaro Cunha e Elsa Caetano, professores da FEUP, em cerimónia realizada na sede do instituto inglês em Londres.

Intitulado “The Viana Footbridge: Construction and Dynamic Monitoring” o artigo publicado na revista Bridge Engineering – Proceedings of ICE, de que são também co-autores Ricardo Barbosa e Filipe Magalhães, incide sobre a recente construção da ponte pedonal móvel de Viana do Castelo. O artigo descreve todo o processo construtivo da ponte e, em particular, do mastro e do tabuleiro metálico e fundações, levando a uma solução perfeitamente segura e integrada com a marina, o rio, a plataforma dos utilizadores de bicicletas e o percurso pedestre contínuo que atravessa a ponte quando esta está fechada. Os sistemas de luz mecânicos, hidráulicos, elétricos e de navegação desempenham papéis fundamentais, especialmente durante a abertura/encerramento da ponte.

O artigo agora premiado descreve também o trabalho de monitorização que o ViBest executou durante alguns meses na ponte pedonal de Viana do Castelo. Atendendo a que se trata de uma ponte susceptível a vibrações devido ao tráfego humano, o artigo descreve também os testes dinâmicos realizados durante e após a construção da ponte, incluindo dois ensaios de vibração ambiental, a medição de forças axiais em tirantes e ensaios com grupos de peões que permitiram avaliar os níveis de vibração induzidos, em andamento normal, corrida e salto rítmico.

Álvaro Cunha, professor catedrático da FEUP e diretor do ViBest (na foto) salienta a importância deste prémio para o laboratório: “Trata-se de um prémio atribuído por uma entidade de grande prestígio no panorama da Engenharia Civil europeia, que traduz em particular o reconhecimento internacional da atividade dos investigadores do ViBest no domínio do estudo do comportamento dinâmico de pontes, estimulando-nos cada vez mais a privilegiar o desenvolvimento de trabalhos de qualidade dentro de uma linha estratégica de desenvolvimento coerente”.