ana paiva_300_200pxUm grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi recentemente distinguido em Espanha com o Best Paper Award no âmbito da HEAD’16 – Second International Conference on Higher Education Advances”, que decorreu em Valência de 21 a 23 de junho.

Da autoria de Ana C. R. Paiva, Nuno H. Flores e Pedro Letra, o artigo premiado aborda a importância dos “serious games” para a engenharia de software, nomeadamente ao nível da aprendizagem de noções e conceitos ligados a esta vasta área do conhecimento.

A designação de “serious games” tornou-se popular a partir de 1960 e 1970, com a proliferação da indústria dos jogos eletrónicos. O fenómeno rapidamente se expandiu até às salas de aula passando a integrar conteúdo educativo e sendo utilizado como ferramenta de apoio no sistema de ensino, passando a estabelecer um novo padrão na forma de transmitir conhecimento. Exemplos destes “jogos sérios” incluem simuladores de condução e voo, jogos didáticos jogos para reabilitação física ou cognitiva, jogos de treino militar, jogos de venda de marketing e também jogos de treinador de futebol.

Com o título “Software Engineering Management Education through Game Design Patterns”, o artigo dos investigadores da FEUP apresenta uma reflexão sobre a importância que os “serious games” podem vir a desempenhar no ensino da engenharia de software, permitindo ultrapassar restrições de tempo e recursos que impedem o aprofundamento de determinados tópicos.

A atribuição do BEST Paper Award teve também em consideração o facto do trabalho apresentado validar, através de um estudo empírico realizado com estudantes de mestrado, a relação entre padrões de design de jogos e funções pedagógicas de aprendizagem visando a gestão de projetos de software. Os resultados obtidos podem ser usados como base para a conceção e desenvolvimento de “serious games” para o ensino da gestão de projetos de software. O artigo vai ser publicado, em breve, na revista “Procedia – Social and Behavioral Sciences”, que é uma das revistas publicadas pela editor Elsevier.

Estimativas recentes apontam para que o mercado dos “serious games” seja superior a 3 biliões de euros, com um crescimento de mais de 50% ao ano. A disponibilização crescente de capacidades de processamento, interação e comunicação nos computadores abre maiores oportunidades para o desenvolvimento destes jogos. Eles estão cada vez mais no nosso dia-a-dia, auxiliando o processo de aprendizagem, treino ou reabilitação, mesmo sem nos apercebermos da sua presença.

Ciente desta dependência crescente que a sociedade tem do universo das novas tecnologias, a FEUP lançou recentemente o Mestrado em Engenharia de Software com o objetivo de formar profissionais  “capazes de gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo Mercado”. De acordo com Ana Paiva, diretora do novo Mestrado, “Portugal precisa de ser capaz de formar as pessoas capazes de estar no topo da hierarquia técnica da indústria de software mundial”. A 2ª fase de candidaturas para o Mestrado em Engenharia de Software decorre até 8 de agosto.