Em 2013 a investigadora do INESC TEC tornou-se na primeira mulher a vencer o Prémio Científico IBM com o trabalho “Coálgebra de Kleene”. (Foto: DR)

Alexandra Martins da Silva, investigadora associada do Laboratório de Software Confiável (HASLAb) do INESC TEC e professora associada na University College London, recebeu um financiamento de 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para programar sistemas de redes complexos, uma área de estudo ligada à engenharia de software.

O trabalho que Alexandra Silva vai desenvolver nos próximos cinco anos na University College London tem como objetivo projetar novas ideias provenientes de programação, lógica e verificação para a programação de redes. A bolsa do European Research Council (ERC) providencia os meios para formar um grupo de investigação composto por dois investigadores pós-doutorados e dois doutorandos.

“O mundo está cada vez mais conectado e com redes mais complexas, pelo que aquilo que pretendemos fazer no longo prazo é facilitar as tarefas diárias das pessoas e oferecer garantias de confiabilidade dos sistemas usados”, explica a investigadora convidada do HASLab, o centro de I&D do INESC TEC com sede na Universidade do Minho.

A Engenharia de Software é uma área da computação que lida com tecnologias e práticas que envolvem linguagem de programação, bancos de dados, bibliotecas, ferramentas, plataformas, padrões, processos e questões relacionadas com a qualidade de software.

Do ponto de vista científico, esta área engloba o uso de modelos precisos e abstratos. Alexandra Silva dedica-se ao estudo de modelos abstratos, mais precisamente na área dos métodos formais que tem como objetivo especificar, desenvolver e verificar sistemas software e hardwares confiáveis.

Todos os anos o Conselho Europeu de Investigação financia projetos de investigação que considere de excelência em qualquer disciplina científica, que tenha como objetivo alargar os conhecimentos científicos e tecnológicos, desde que os projetos venham a ser desenvolvidos numa instituição sediada na Europa, sejam inovadores e de vanguarda nas áreas científica e tecnológica e que apresentem excelência científica.

Recorde-se que em 2013, a investigadora do INESC TEC tinha sido a primeira mulher a vencer o Prémio Científico IBM com o trabalho “Coálgebra de Kleene”, onde generalizava, numa extensão nunca anteriormente pensada, um dos maiores resultados das Ciências da Computação – o teorema de Kleene. Com este trabalho, Alexandra Silva criou linguagens de especificação rigorosas para descrever/prescrever e verificar o comportamento de vários modelos de computação.

Alexandra Silva, de 31 anos, licenciou-se em 2006 em Matemática e Ciências da Computação na Universidade do Minho e doutorou-se com distinção “cum laude” – atribuída apenas em 5% dos casos – na Universidade de Nijmegen, Holanda. Atualmente, é investigadora convidada do INESC TEC e professora associada na University College of London.