Investigadora do INESC TEC em Summer School de referência

Trabalho da investigadora centra-se no desenvolvimento de sistemas optoeletrónicos para manipular e monitorizar células únicas.

Ana Rita Ribeiro, investigadora do INESC TEC, foi selecionada entre 70 investigadores de todo o mundo para receber uma ThorLabs Full Scholarship, uma bolsa que lhe permitirá participar na edição 2013 da prestigiada International Graduate Summer School – Biophotonics, que se realiza de 8 a 15 de junho na Suécia.

A portuguesa é a única participante a receber a bolsa que irá cobrir os custos de inscrição e alojamento e foi selecionada na sequência da submissão do trabalho “Optoelectronic systems for single cell manipulation and analysis”. Este artigo está ligado ao tema de doutoramento da investigadora (“Optoelectronic systems for single cell manipulation and analysis”), no âmbito do qual pretende desenvolver sistemas optoeletrónicos para manipular e monitorizar células individuais.

Ana Rita Ribeiro é uma das mais recentes doutorandas do INESC TEC. O doutoramento está a ser realizado em colaboração com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) em Lisboa e o Institut de Sciences des Materiaux de Mulhouse – IS2M na França. Este trabalho está enquadrado num dos mais recentes projetos FCT do INESC TEC intitulado INCELL – Instrumentação em fibra ótica para manipulação e análise celular.

Organizada pelo Departamento de Fìsica da Universidade de Lund (Suécia), em parceria com o Lund Medical Laser Centre e o Departamento de Engenharia Fotónica da Universidade Técnica da Dinamarca, a International Graduate Summer School – Biophotonics  realiza-se desde 2003 e tem como objetivo fornecer formação ao mais alto nível na área de biofotónica.