O trabalho de Joana Wilton centra-se no estudo das células de cancro colorretal. (Foto. DR)

Joana Wilton, do grupo de investigação “Gene Regulation” do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguida pela STEMCELL Technologies com o prémio de Melhor Comunicação Oral no “3rd Symposium on Immunomodulation in Cancer in Regulation“, que teve lugar no Porto, a 25 de junho.

Intitulado Transcriptomics in primary human macrophages: from polarization to tumor co-cultures, o trabalho agora premiado foi realizado no âmbito de uma colaboração entre dois grupos de investigação do i3S e centra-se no estudo das células de cancro colorretal e na forma como estas modificam a expressão de genes dos macrófagos (células de defesa do organismo, essenciais para o funcionamento da resposta imunitária).

Os macrófagos, explica Joana Wilton, “enquanto células fagocíticas profissionais,  conseguem destruir uma célula de cancro no início do seu processo tumorigénico. São, assim, das primeiras linhas de combate do sistema imunitário inato. No entanto este sistema de defesa por vezes falha e ainda não se percebe bem porquê”.

Nos grupos de investigação “Gene Regulation”, liderado por Alexandra Moreira, e “Tumour and Microenvironment Interactions”, liderado por Maria José Oliveira, continua a jovem investigadora, “estamos interessados em perceber como é que os RNAs mensageiros que os macrófagos produzem se alteram quando estão expostos ao cancro. Para isso, fizemos sequenciação de RNA de macrófagos e chegámos a uma lista de genes que nos poderão dar pistas importantes acerca dos mecanismos de defesa destas células”.

Para a investigadora Joana Wilton, este prémio representou “uma surpresa”, já que sublinha, “foi a primeira vez que me propus a uma apresentação oral competitiva, e é muito importante para a fase final do meu doutoramento. Estou grata à STEMCELL Technologies por esta oportunidade!”.