Livro retrata a história de duas enguias e revela características sobre o seu ciclo de vida

Livro retrata a história de duas enguias e revela características sobre o seu ciclo de vida (Foto: DR)

A longa viagem de Angui e Luna” é o título do livro escrito e ilustrado pela investigadora Sónia Costa, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), uma obra destinada aos mais novos e que pretende também alertar para os problemas que afetam os ecossistemas aquáticos.

Em “A longa viagem de Angui e Luna”, duas enguias, Angui e Luna, deixam o mar dos Sargaços rumo ao rio Minho, onde passam a viver. Durante a viagem e posterior permanência no rio,  cruzam-se com outros animais com os quais trocam experiências que permitem revelar ao leitor algumas características do ciclo de vida desta espécie.

Especialmente pensado para os mais jovens, o livro pretende ser educativo, emotivo e apelativo, assim como chamar à atenção para os problemas que têm vindo a afetar os ecossistemas aquáticos em geral, e esta espécie migradora em particular, contribuindo para a educação e sensibilização ambiental.

Segundo Sónia Costa, enguia foi selecionada como protagonista desta história uma vez que “é considerada uma das espécies mais ameaçadas a nível mundial e à qual nem sempre se tem dado a devida atenção”. As enguias “estão sujeitas a diversas ameaças entre as quais a sobrepesca e os obstáculos físicos à migração (ex. barragens e açudes) que impedem que estes peixes completem o seu complexo ciclo de vida”, refere a autora.

O livro foi elaborado no âmbito do projeto ECORISK, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER),

A versão da obra em papel pode ser consultada em algumas bibliotecas e instituições de Educação Ambiental e de Divulgação de Ciência (ex. CIIMAR, CMIA de Vila do Conde, CMIA de Matosinhos, Aquamuseu do rio Minho, Biblioteca Almeida Garrett, Biblioteca Municipal de Caminha).

A versão online pode ser consultada aqui