Lígia Nunes integra o Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da FAUP. (Foto: DR)

Lígia Nunes, arquiteta e investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), é a nova Presidente da Architecture Sans Frontieres International – ASF Internacional (Arquitectura Sem Fronteiras Internacional).

Com 33 organizações associadas na Europa, África, Ásia, Austrália e América, a ASF Internacional é uma rede internacional de Arquitetura independente, focada na justiça social, nos aspetos culturais e ambientais da Arquitetura e na preservação do património humano e físico do ambiente construído. Tem como objetivo facultar o acesso a comunidades vulneráveis de serviços, de investigação e de recursos de ensino com o intuito de incrementar a sua resiliência e reduzir a sua vulnerabilidade. Tem ainda como missão assistir o estabelecimento de novas organizações afins de forma global e facultar ensino e capacitação focada em novas formas de pratica arquitetónica relevantes para o desenvolvimento internacional e na reconstrução pós-catástrofe.

A ASF Internacional colabora com outras organizações globais (UN Habitat etc.) e eventos globais (World Urban Forum, etc) em benefício da comunidade de membros. A organização rege-se pelos princípios da Carta de Hasselt, ratificada em 2007, com a fundação da Architecture Sans Frontieres International, em Hasselt, após uma aproximação entre organizações já existentes desde a década de 90.

Nomeação da investigadora do CEAU-FAUP teve lugar em Marselha, durante a última Assembleia Geral ASF Internacional. (Foto: DR)

A eleição de Lígia Nunes, que é  também fundadora e presidente da organização Arquitetos Sem Fronteiras Portugal, decorreu na última Assembleia Geral ASF Internacional, que teve lugar em Marselha entre os dias 19 e 22 de abril.

Natural de Lisboa, Ligia Nunes licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e doutorou-se em Reabilitação Arquitectónica pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad da Coruña. Docente desde 1997 nas áreas de Projeto, Teoria e História da Arquitetura, é atualmente professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e docente na pós graduação em Territórios colaborativos, no ISCTE em Lisboa. Integra o Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da FAUP, assim como o grupo Social Habitat da UIA.

Mais informações em www.fa.up.pt