Prémio permitiu a Cristina Amaral participar no Congresso ESMO 2017, o maior evento científico na área da Oncologia. (Foto: DR)

A investigadora Cristina Amaral, bolseira de pós-doutoramento no Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi distinguida pela European Association for Cancer Research (EACR) com o “EACR Meeting Bursary Award”, galardão que lhe permitiu participar na edição deste ano daquele que é considerado o maior evento científico na área da Oncologia – o Congresso ESMO 2017.

Cristina Amaral foi a única portuguesa premiada pela EACR, juntamente com outros 16 investigadores de 12 países. Intitulado “Estrogen-dependent breast cancer: the importance of androgen receptor in exemestane treatment”, o trabalho premiado foi publicado na revista Annals of Oncology (September 2017, vol. 28, supl. 5, page 5).

Bolseira de Pós-doutoramento e investigadora do grupo Drug Targets and Biomarkers (DTB) do UCIBIO.REQUIMTE, Cristina Amaral integra a equipa de Investigação de Natércia Teixeira, desenvolvendo o seu trabalho no Laboratório de Bioquímica da FFUP, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. O seu trabalho de investigação está integrado no projeto (UID/MULTI/04378/2013 – POCI/01/0145/FERDER/007728), suportado pelos programas FCT/MEC, FEDER, Portugal2020.

Organizado pela European Society for Medical Oncology (ESMO) em parceria com a EACR, o Congresso ESMO 2017 decorreu em Madrid de 8 a 12 de setembro e contou com a participação de 24 mil participantes de 131 países.