Licenciada em Bioquímica, Susana Soares construiu todo o seu percurso académico e científico na FCUP. (Foto: DR)

Susana Soares, investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi distinguida com o Wartburg Excellence Award in Flavor Research 2019, atribuído durante o 12th Wartburg Symposium on Flavor Chemistry & Biology, que se realizou na cidade alemã de Eisenach, entre os dias 21 e 24 de maio.

Patrocinado pela área de Investigação e Desenvolvimento da Nestlé, este prémio visa reconhecer a excelência de investigadores em início de carreira nas áreas do aroma e do sabor, e que tenham demonstrado potencial para a aplicação da sua investigação em novos produtos e/ou serviços na indústria alimentar.

Licenciada em Bioquímica em 2006, Susana Soares, 36 anos, construiu todo o seu percurso académico na FCUP, incluindo o mestrado (2008) e o doutoramento (2012). Uma relação que haveria de manter como investigadora, especializada, há mais de dez anos, na compreensão dos “mistérios” escondidos nos sabores dos alimentos.

Entre os vários projetos em que participou nos laboratórios do departamento de Química e Bioquímica da FCUP  inclui-se o “FoodNano Sense”, que visa tornar mais “apetitosos” – e desta forma promover o aumento do consumo de – alimentos reconhecidos pela sua ação anticancerígena e de proteção cardiovascular.

Desenvolvido em parceria com Victor Freitas, docente da FCUP, o trabalho recebeu várias distinções nacionais e internacionais, incluindo o prémio atribuído pela American Chemical Society ao melhor artigo publicado em 2013, na prestigiada revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.