O curriculum científico e as capacidades organizacionais e de networking estiveram na base da escolha de Vítor Oliveira. (Foto: Pedro Oliveira)

Vítor Oliveira, investigador sénior no Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra (FCTUC), foi recentemente eleito Secretário-Geral do ‘International Seminar on Urban Form’ (ISUF), a principal organização de investigação cientifica em morfologia urbana a nível internacional.

O curriculum científico na área da morfologia urbana, as capacidades organizacionais e de networking dentro da organização foram os principais critérios de seleção que motivaram a escolha de Vítor Oliveira para ‘número dois’ na estrutura do ISUF.

Ao longo do seu mandato, com a duração de três anos, o investigador da FEUP – licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP) e doutorado em Engenharia Civil pela FEUP – vai ter como principais funções garantir o funcionamento interno da organização, bem como a sua relação com os diferentes membros a nível individual e com as redes regionais/nacionais a nível institucional. As funções do Secretário-Geral do ISUF incluem ainda garantir o suporte cientifico e logístico à organização da conferência anual e ainda garantir uma relação estreita com a revista ‘Urban Morphology’.

Importa ainda referir que o ISUF coordena um conjunto de redes regionais/ nacionais, incluindo a Rede Lusófona de Morfologia Urbana – PNUM -, da qual Vítor Oliveira é presidente.

A tomada de posse decorreu no passado dia 7 de julho, na Siberian Federal University, Krasnoyarsk, Rússia.