Rafael Vieira com Paula Vilarinho (Presidente da SPM) e Albano Cavaleiro (Conselho Diretivo da SPM) (foto: D.R.)

Rafael Tenreiro Vieira, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Paula Moreira Pinto, antiga estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, foram dois dos premiados durante o Dia Mundial dos Materiais, evento realizado no passado dia 7 de novembro na Faculdade de Engenharia e coorganizado com a Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) e com a Ordem dos Engenheiros (OE).

Foi a dissertação intitulada “Numerical micromechanical analysis on the influence of monocrystalline parameters on the elastic and yielding response of polycrystalline aggregates” (com orientação do docente Francisco Pires), que valeu a Rafael Vieira o Prémio SPM, galardão atribuído anualmente para reconhecer, encorajar e promover a excelência nas atividades de ensino, desenvolvimento e investigação, inovação e produção industrial na área dos Materiais em Portugal.  O Investigador da FEUP vai agora concorrer ao prémio europeu Federation of European Materials Societies (FEMS) através da sua participação na conferência EUROMAT 2019, a realizar-se de 1 a 5 de setembro do próxim ano, em Estocolmo, Suécia.

Paula Pinto  com Jorge Lino (Vice-presidente da SPM) e Pedro Vieira de Castro (Norcam)      (foto: D.R.)

Já  alumna Paula Pinto foi reconhecida com o Prémio Ordem dos Engenheiros pela dissertação intitulada “Caracterização e estudo de materiais e soluções construtivas para uma máquina de café dupla de unidoses” (com orientação dos docentes Jorge Lino e Barata da Rocha). Este prémio consiste na entrega de um valor pecuniário de 500 euros além do inegável prestígio do mesmo.

Além da entrega dos galardões, o programa do Dia Mundial dos Materiais contou com a apresentação de nove dissertações sobre Ciência e Engenharia de Materiais de estudantes finalistas do segundo ciclo de 2016/2017 e 2017/2018 da FEUP, do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Coimbra, da Universidade de Aveiro e ainda da Universidade do Minho.

Mais informações aqui.