Jean Sumaili, investigador do INESC TEC e vencedor de prémio IEEE.

O investigador do INESC TEC, Jean Sumaili, conquistou o prémio  para a melhor tese de doutoramento discutida em 2010, numa universidade italiana, na área da Engenharia de Potência (Sistema de Energia, Conversão de Energia). O IEEE PES Italian Chapter 2010 Best PhD Thesis in Power Engineering Award foi atribuído à tese “Current Decomposition-Based Loss Partitioning and Loss Allocation in Distribution Systems”.

A tese na área da distribuição da energia elétrica apresenta, de acordo com o investigador do INESC TEC, “uma metodologia nova, baseada na estrutura da rede de distribuição, para estabelecer a responsabilidade de cada ator da rede (gerador ou consumidor) em termos de perdas [técnicas do sistema]”. Jean Sumaili acrescenta que “os resultados enviam sinais económicos corretos ao mercado, no sentido de penalizar os elementos que causam o aumento das perdas e retribuir aqueles que participam na redução das perdas”.

O prémio atribuído pelo IEEE vem, segundo Jean Sumaili, “confirmar oficialmente o reconhecimento que o meu trabalho já teve junto da comunidade científica”, através de artigos publicados em revistas e conferências de alto nível. Além disso, o investigador natural do Congo considera que “o júri quis valorizar o meu percurso no doutoramento europeu, com um período de permanência no INESC Porto (entidade coordenadora do Laboratório Associado INESC TEC) e na Universidade de Manchester”.

A tese de doutoramento de Jean Sumaili diz respeito à graduação obtida em 2008 no Politecnico di Torino, em Itália. O prémio foi entregue pelo presidente do IEEE PES (Power & Energy Society), Miroslav Begovic, no passado mês de julho, em Pádua (Itália).