Alexandre Madeira

Alexandre Madeira

Alexandre Madeira, investigador do HASLab, centro de investigação da Universidade do Minho associado ao INESC TEC, conquistou o Prémio Científico IBM Portugal 2013, com o seu projeto “Hibridização de Lógicas: uma abordagem genérica à reconfigurabilidade de software”.

Este trabalho de investigação resultou da tese doutoral “Foundations and Techniques for Software Reconfigurability”, defendida por Alexandre Madeira, na UMinho, em julho de 2013. Esta tese foi desenvolvida no âmbito do programa doutoral MAP-i, que integra as universidades do Minho, Porto e Aveiro, sendo orientada pelos docentes investigadores Luís Soares Barbosa (Dep. Informática da Escola de Engenharia da UMinho), Manuel António Martins (Universidade de Aveiro) e Razvan Diaconescu (Instituto de Matemática “Simion Stoilow”, Roménia).

O MAP-I obtém desta forma o seu primeiro Prémio Científico IBM, o mais importante prémio científico português em Tecnologias de Informação e Ciências da Computação e que é fortemente reconhecido junto da comunidade científica. A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990 com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento, desde a Economia, às Humanidades ou às Artes, aplicados às Ciências da Computação, pretendendo fomentar o relacionamento entre as comunidades industriais, académica e de investigação científica.