Pedro Morais CIIMAR

Pedro Morais é investigador do CIIMAR e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve. (Foto: DR)

An Introduction to Fish Migration” é o título do livro publicado por Pedro Morais, biólogo marinho e investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental  (CIMA) da Universidade do Algarve, em parceria com Françoise Daverat (IRSTEA, França) e que aborda, pela primeira vez, num único volume, todos os tipos de estratégias migratórias exibidas por peixes migradores.

Publicado, a convite da editora CRC Press, no ano em que se assinalam os 100 anos após a publicação do primeiro livro sobre o tema – “The Migrations of Fish” por Alexander Meek, esta edição apresenta uma “abordagem histórica e bibliométrica ao estudo das migrações de peixes, seguindo-se uma revisão de cada um dos cinco tipos de migração de peixes (potádromos, anádromos, catádromos, anfidrómos, oceanádromos), revela o investigador. Estes capítulos  abordam assim “o ciclo de vida dos peixes peixes que efetuam migrações exclusivamente no oceano (p. ex. atum ou o tubarão-branco), os peixes que efetuam migrações apenas em água doce (p. ex. barbos ou o peixe-gato), para além das espécies migradoras mais conhecidas em Portugal e que efetuam migrações entre o oceano e estuários ou rios, tais como as enguias (peixe catádromo) ou o salmão (peixe anádromo)”, refere Pedro Morais.

O livro aborda os cinco tipos de migração de peixes

O livro aborda os cinco tipos de migração de peixes migradores.

Os últimos capítulos do livro descrevem as principais técnicas utilizadas no estudo da migração de peixes, tais como aspetos relacionados com a análise química de tecidos ou ossos para inferir o movimento dos peixes migradores e o tempo de permanência em determinado habitat, ou sobre o uso de dispositivos eletrónicos que após serem fixados nos peixes permitem determinar os seus movimentos com recurso a informação transmitida por satélite.

O livro contou com a colaboração de 22 investigadores de quatro continentes diferentes e encontra-se à venda online nos sites da CRC Press e na Amazon, entre outros.

Os investigadores já estão a preparar a edição de um novo livro, que será publicado pela editora Springer no final de 2017, e será coeditado em colaboração com outros investigadores americanos e franceses.