A equipa de investigação liderada por Pedro Leão, incluirá um investigador pós-doc, dois estudantes de doutoramento e um técnico de laboratório do CIIMAR.

Durante os próximos 5 anos, Pedro Leão, investigador no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U. Porto) e ex-aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai desenvolver o projeto FattyCyanos – Incorporação e modificação de ácidos gordos em produtos naturais de cianobactérias – financiado pelo European Research Council (ERC) no valor aproximado de 1,5 milhões de euros.

Através deste projeto ERC – Starting Grant, o investigador pretende descobrir novos produtos naturais e novas enzimas presentes num grupo de bactérias fotossintéticas, as Cianobactérias. A equipa irá utilizar uma abordagem inovadora que combina química orgânica, microbiologia, bioquímica e estudos biossintéticos para revelar a riqueza biológica e química das Cianobactérias.

As Cianobactérias são microorganismos particularmente talentosos em termos bioquímicos. “Pelo estudo dos seus genomas, prevê-se que sintetizem muitos mais produtos naturais do que aqueles que são conhecidos pela Ciência, muitos dos quais incorporando ácidos gordos. Mas, para os conseguirmos descobrir, teremos de utilizar novas estratégias, mais sofisticadas”, revela o investigador.

Os produtos naturais têm elevado valor científico e potencial tecnológico, dadas as suas importantes propriedades farmacológicas e também porque o estudo das suas estruturas complexas e das enzimas que as constroem, abre portas para a descoberta e desenvolvimento de novos catalisadores e ferramentas para a biologia sintética.

Pedro Leão licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde realizou também o seu Mestrado (2006) e Doutoramento (2010, sob supervisão do Prof. Vítor Vasconcelos). Em 2009 e 2012 levou a cabo períodos de investigação no Scripps Institution of Oceanography, na Universidade da Califórnia (San Diego), sob orientação do Prof. William Gerwick.  Em 2014 realizou estudos pós-doutorais na Universidade de Harvard, no laboratório da Prof.ª Emily Balskus, antes de assumir a posição atual de investigador FCT no CIIMAR, em 2015.