Jaime Cardoso lidera a área de Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões no INESC TEC e é ainda Professor Auxiliar na FEUP.

Jaime Cardoso, investigador do INESC TEC e Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), assumiu recentemente a presidência da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A eleição decorreu em novembro, durante a assembleia geral da APRP, no âmbito da Conferência Nacional de Reconhecimento de Padrões – RECPAD.

Para Jaime Cardoso, “esta posição na associação é um estímulo para continuar a promover a área de reconhecimento de padrões junto da comunidade científica portuguesa”. para o mandato que agoa inicia, o investigador perspetiva a realização de “outras iniciativas de promoção da área, incluindo a criação do prémio anual para a melhor tese de mestrado em reconhecimento de padrões (a divulgar oportunamente) e a consolidação do website da associação, que pretendemos que funcione como um portal para o que se faz em Portugal em reconhecimento de padrões”, adianta.

A APRP é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo consiste em promover avanços, teóricos e práticos, da disciplina científica do reconhecimento de padrões, através de conferências, encontros e cursos de formação e da divulgação de informação de carácter científico e técnico. A RECPAD é um dos principais eventos organizados pela APRP. Trata-se de uma conferência nacional que pretende promover a colaboração entre a comunidade científica portuguesa nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Análise e Processamento de Imagem, Computação e áreas relacionadas.

A associação é ainda responsável pela conferência internacional IbPRIA, que se realiza de dois em dois anos, e que é coorganizada com a AERFAI (a associação equivalente à APRP em Espanha), tendo como objetivo divulgar trabalhos inovadores em reconhecimento de padrões (e áreas afins).

Investigador no INESC TEC desde 1998, onde lidera a área de Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões, Jaime dos Santos Cardoso é ainda Professor Auxiliar na FEUP. O investigador e professor da U.Porto tem uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com especialização em Telecomunicações (FEUP), mestrado em Engenharia Matemática (FCUP) e doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP).