Prémio ABB 2013 "constitui uma motivação para a continuação desta linha de investigação no meu doutoramento", refere Diogo Varajão. (Foto: Grupo ABB)

O investigador do INESC TEC, Diogo Varajão, foi distinguido pela ABB Portugal, empresa de tecnologias de energia e automação, com o Prémio ABB 2013, pela dissertação de mestrado realizada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Enquadrada no âmbito das Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), a dissertação de Diogo Varajão – intitulada “Carregador Bidirecional para Veículos Elétricos Baseado em Andar de Conversão Matricial ” – visou a exploração do conceito Vehicle-to-Grid para os veículos elétricos. Com este trabalho, classificado com 20 valores, foi desenvolvida uma solução para o carregador das baterias de veículos elétricos que possibilita a injeção de energia na rede, tirando deste modo vantagem da capacidade de armazenamento de energia destes veículos.

“Foi com muita honra e satisfação que recebi este prémio, acima de tudo pela dimensão que a ABB tem a nível global. Este prémio foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido e constitui para mim uma motivação adicional para a continuação desta linha de investigação no meu doutoramento”, afirma o investigador do INESC TEC.

Diogo Varajão concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP no ano letivo 2011/2012, sob orientação do também investigador do INESC TEC, e Professor Auxiliar da FEUP, Rui Esteves Araújo, ao qual deixa “um agradecimento especial pela mestria com que orientou a tese”. Atualmente, o investigador está a frequentar o Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

O Prémio ABB 2013, consagrado num acordo estabelecido entre a ABB e a FEUP, é atribuído anualmente ao estudante que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado cujo tema esteja relacionado com uma de três das principais áreas de atividade do Grupo ABB: energias renováveis, incluindo “smart-grids”, automação industrial e robótica.