(foto: Creative Commons / Pixabay)

O lançamento do livro realiza-se na livraria FNAC de Santa Catarina, Porto (foto: Creative Commons / Pixabay)

Vítor Oliveira, investigador sénior no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai lançar o seu novo livro, ‘Urban Morphology’, no próximo dia 18 de maio, na FNAC de Santa Catarina (Porto).

‘Urban Morphology. An introduction to the study of the physical form of cities’ é uma obra editada pela Springer e aborda o tema das cidades , mais precisamente, a forma física das cidades. O livro começa por apresentar os principais elementos de forma urbana – ruas, quarteirões, parcelas e edifícios – que estruturam as nossas cidades, bem como os principais atores e processos de transformação que moldam esses elementos. Aplica-se, em seguida, uma estrutura analítica para descrever a evolução das cidades ao longo do tempo e também para explicar o funcionamento das cidades contemporâneas.

Depois do enfoque inicial dado ao ‘objeto’, as cidades, o livro descreve o modo como diferentes ‘investigadores’ e diferentes escolas de pensamento têm vindo a lidar com este ‘objeto’ desde a emergência da Morfologia Urbana, enquanto ciência da forma urbana, na viragem para o século XX. Finalmente, tenta-se identificar os contributos mais importantes (e específicos) que a Morfologia Urbana tem para oferecer às cidades, sociedades e economias contemporâneas.

A apresentação da obra está marcada para as 18h30  e será feita por Paulo Pinho, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente (CITTA).

A entrada é livre.