(foto: University of Detroit Mercy)

O ‘Passado, presente e futuro da investigação em educação na Europa’ é o mote de discussão da conferência (Foto: University of Detroit Mercy)

As lições do passado podem ser cruciais para projetar diferentes modelos educacionais e alternativas futuras. E o que podemos aprender com o nosso passado para ajudar a construir o futuro nestes tempos difíceis? Para abordar estas e outras questões da área da educação, realiza-se, de 1 a 5 de setembro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a ECER – European Conference on Educational Research.

Organizada pela FPCEUP e pelo Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, a ECER conta com mais de 2500 participantes de todo o mundo e assume-se como um dos principais eventos no panorama da investigação no campo da educação.

“Passado, presente e futuro da investigação em educação na Europa” é o tema central da iniciativa que traz ao Porto cinco oradores de renome internacional, entre os quais António Nóvoa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Agnès Van Zanten, investigador sénior do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e Madeleine Arnot, professora de Sociologia da Educação na Universidade de Cambridge. Nos dias 1 e 2 de setembro decorre na FPCEUP a “Conferência de Investigadores Emergentes”, e de 2 a 5 de setembro a “Conferência Principal”, na FEUP.  Assinalando no evento o seu 20º aniversário, a EERA (European Educational Research Association) lança o debate sobre o papel da investigação em educação enquanto fator preventivo de assimetrias e desníveis sociais e económicos, passando pelos desafios transculturais e diversidades inseridos na grande era da informação.

Resultado de uma candidatura conjunta da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do CIDInE – Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional à EERA, a Comissão Organizadora Local da ECER é constituída por membros integrados do CIIE/FPCEUP – Centro de Investigação e Intervenção Educativas e do CPUP – Centro de Psicologia da U.Porto, e por membros associados da SPCE, como Sofia Marques da Silva (chair), Carlinda Leite, Ana Milheiro Silva, Cristina Queirós, Isabel Menezes, Helena Costa Araújo, Isabel Menezes, Preciosa Fernandes . Conta ainda com a participação de investigadores/as, estudantes da FPCEUP, FBAUP e FEUP bem como de pessoal técnico da FPCEUP e FEUP.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre a EERA
EERA European Educational Research Association é uma associação europeia de investigação em educação. A sua missão passa por incentivar os investigadores da Europa através de conferências (como a Conferência Europeia sobre Pesquisas Educacionais – ECER) e seminários, assim como promover a comunicação entre a comunidade científica e as organizações governamentais internacionais. A EERA promove o desenvolvimento de investigadores emergentes, através de temporadas em escolas, bolsas ECER e prémios variados.