A investigação da U.Porto é considerada a 50.ª melhor do mundo no domínio das Ciências Agrárias. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A última edição do prestigiado National Taiwan University (NTU) Ranking, volta a colocar a Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo nas áreas científicas de Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Elaborado com base no desempenho científico das maiores universidades mundiais no ano de análise e nos 11 anos anteriores, o NTU Ranking avalia as instituições tendo em conta a produtividade, o impacto e a excelência da investigação científica produzida.

Numa análise aos seis domínios do conhecimento (By Field) estudados, verifica-se que a U.Porto obtém a sua melhor posição no campo da Agricultura, onde surge destacada no “top 100” mundial (92.ª a nível mundial). A Universidade surge também entre as melhores em Engenharia (181.ª), Ciências da Vida (188.ª) e Ciências Naturais (280.ª).

Alargando a análise às áreas científicas (By Subject), a U.Porto surge posicionada em 19 (em 24 possíveis), mais seis do que na edição anterior do ranking. Mais uma vez, é nas Ciências Agrárias que a Universidade mais se notabiliza (50.ª a nível mundial). A investigação da U.Porto está igualmente no “top 100″ mundial” nas áreas de Farmacologia e Toxicologia (74.ª), Engenharia Civil (79.ª),  Engenharia Mecânica (86.ª) e Engenharia Química (89.ª).

A Universidade do Porto classifica-se ainda no top mundial em 14 outras áreas científicas avaliadas pelo NTU Ranking 2019. São elas: Ciências dos Animais e Plantas  (posição 115), Ambiente e Ecologia (118), Ciências Espaciais (159), Biologia e Bioquímica (165), Microiologia (179), Imunologia (192), (Química (193), Biologia Molecular e Genética (198). Engenharia Eletrotécnica (210), Ciências de Computadores (227), Medicina Clínica (241), Ciências de Materiais (244), Matemática (301-350) e Física (401-450).

O desempenho completo da U.Porto no NTU Ranking 2019 pode ser consultado aqui.