As sessões têm lugar no Anfiteatro 8 do Complexo FFUP/ICBAS. (Foto: DR)

A Faculdade de Farmácia (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, em colaboração com as Associações de Estudantes da FFUP e do ICBAS, promovem, ao longo dos meses de março, abril e maio de 2019, a continuação do 7.º ciclo de palestras públicas de divulgação científica por professores.

Esta iniciativa, da responsabilidade dos docentes Elsa Rocha (FFUP) e Artur Águas (ICBAS), tem como objetivo a divulgação científica em linguagem acessível aos professores e investigadores das duas faculdades, bem como aos estudantes e público em geral. Um propósito que vem sendo cumprido com sucesso e que confirma a convicção daqueles dois professores de que “a partilha de conhecimento é uma mais valia para todos”.

A primeira sessão, desta nova série, decorreu no dia 6 de fevereiro e foi proferida por Norbert Latruffe do INSERM Research Center, tendo como tema os benefícios da Dieta Mediterrânica. Exatamente um mês depois, a 6 de março, o ciclo regressa com Paula Videira da Silva (ICBAS ), a interrogar-se sobre “Comunicação da ciência: uma perda de tempo?”.

Uma semana depois, a 13 de março, caberá a Rui Medeiros (IPO/Porto, ICBAS) falar sobre “Os Vírus, o Sexo e o Amor: Da Biologia à Medicina Legal”. Já no dia 20 de março, Luísa Peixe (FFUP/Requimte) falará sobre a “Microbiota urinária: o que muda na saúde e doença”; e a encerrar o mês, Pedro F. Oliveira (ICBAS/i3s) fala sobre o “Glycerol and testicular funcion – the good, the bad and the ugly”.

O mês de abril começa com Alda Sousa (ICBAS/i3s), que, no dia 10, traz a debate a “Genética e Direitos Humanos: conflitos e convergências”. Logo a seguir,  no dia 11 de abril, Moumni Mohieddine (Moulay Ismail University, Marrocos) debruça-se sobre a “Characterization of Erwinia amylovora isolates from Middle Atlas Mountains in Morocco by PCR based on tandem repeat sequences”. A última sessão do mês, agendada para 24 de abril, terá como tema a “Doença cerebrovascular. O papel do cirurgião vascular” e será liderada por Ivone Silva (CHP/ICBAS),

Para maio já estão confirmadas as presenças de Marta Correia da Silva (FFUP) que, no dia 15, vai explicar como“Impedir a bio-incrustação marinha com reduzido risco ambiental”. No dia 22 de maio, Fernando Remião (FFUP) apresenta “O impacto do “Video Lecture Capture” na aprendizagem dos estudantes, relato de uma experiência”.

Com entrada livre, as palestras terão lugar entre as 13h00 e as 14h00, no Anfiteatro 8 do Complexo FFUP/ICBAS.