Exposição inédita em Portugal junta mais de 100 exemplares taxidermizados vindos de todos os continentes.

Tambores, gongos e um balofone (xilofone africano) são alguns dos ingredientes que Rui Reininho, vocalista dos GNR, vai usar na “Limpeza energética” da Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto), evento agendado para este domingo, 17 de novembro, às 17h10, e que assinala o encerramento da “Invasão da Casa Andresen – Animais de Museu”.

Depois de sete meses de ocupação por tigres, leões, cabras, zebras, um rinoceronte, uma girafa, uma pantera ou um bufalo, a Universidade do Porto prepara então a despedida aos mais de 120 animais que, vindos de todos os continentes, invadiram a Casa Andresen no passado dia 18 de maio de 2013. Desde então, foram milhares os visitantes que se aventuram por uma exposição que revela as técnicas de taxidermia mais modernas, por trás de impressionantes cenas de animais em equilíbrios impossíveis, recriadas pelo escultor espanhol Antonio Pérez.

A despedida da “Invasão da Casa Andresen” arranca logo no sábado, 16 de novembro, às 14h00, com o lançamento do livro ‘A minha viagem com Charles Darwin’, que recorda uma parte importante da história recente da Casa. Quem não se lembra da exposição que, em 2011, celebrou Darwin? De tanto conviver com a exposição, António Vieira, vigilante dessa mostra, descreveu a viagem de Charles Darwin a bordo do Beagle. O relato da viagem é acompanhado pelas ilustrações do autor e a obra foi editada pela Associação Viver a Ciência.

Às 16h00, será a vez de Albano Beja Pereira, investigador do CIBIO/InBIO e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) abordar a Origem dos Animais Domésticos e contar, através do ADN, a “história de uma parceria de com 10 mil anos”. Segue-se uma sessão de poesia (18h30) em que Alzira Santos, Cristina Pessoa e Libânia Madureira darão voz à poesia de Eugénio de Andrade e Pedro Homem de Mello, dois escritores com fortes ligações à cidade do Porto. Carlos Andrade e Orlando Mesquita são os músicos convidados.

Já no domingo, e ainda antes da “Limpeza energética” protagonizada por Rui Reininho, José Teixeira vai liderar uma palestra sobre “Sapos e Lagartos”, com início marcado para as 16h00. À semelhança de todos os outros restantes eventos, a sessão é aberta a toda a comunidade.

Recorde-se que a “Invasão da Casa Andresen – Animais de Museu” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11hh às 19h00, e ao fim de semana, entre as 10h00 e as 19h00. O preço dos bilhetes varia entre os 1.50€ (para crianças e idosos) e 2.50€ (bilhete normal).

Espaço de inspiração para Sophia de Mello Breyner e Ruben A, a Casa Andresen já acolheu várias exposições e irá agora entrar numa nova fase de vida. Aqui ficará instalado o futuro Museu da Biodiversidade.