O arquiteto Fernando Távora é a “Figura Eminente da Universidade do Porto” 2013. (Foto: DR)

Às 19h30 do dia 12 de Dezembro, realiza-se na Faculdade de Arquitetura (FAUP) mais uma ação do ciclo “Figura Eminente da Universidade do Porto”, dedicado em 2013 a Fernando Távora.

No culminar de um ano de homenagem a um dos maiores vultos da Arquitetura Contemporânea Portuguesa, a Galeria da FAUP será palco da apresentação pública da instalação-exposição “Nós ” (sobre o projeto-de-arquitetura de Fernando Távora) e do lançamento de “uma porta pode ser um romance”, segundo fascículo da obra “Fernando Távora – Minha Casa”. Ambos os eventos têm entrada livre.

Todos os anos, a Universidade do Porto dedica o ciclo “Figura Eminente” a homenagear um nome da academia que marcou a vida da universidade, da região e do país. Em 2013, a Reitoria, a Faculdade de Arquitetura (FAUP) e a Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) uniram esforços para homenagear ao fundador e mestre da arquitetura da “Escola do Porto”.

Nome maior na afirmação do Porto enquanto escola de referência no ensino da Arquitetura em Portugal, Fernando Távora (1923 – 2005) notabilizou-se como estudante da Escola de Belas-Artes do Porto – escola fundadora das atuais faculdades de Arquitetura e Belas Artes da U.Porto –, pela qual se diplomou em 1952, com 19 valores. Começava também aí um percurso impar como docente universitário, intimamente ligado à Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), onde começou a lecionar; e à FAUP, que ajudou a criar (foi Presidente da sua Comissão Instaladora). Numa fase posterior, esteve também envolvido na criação e instalação do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do curso de Arquitetura da Universidade do Minho.

Portuense de gema, arquiteto do mundo, que soube, como poucos, fazer a síntese entre a arquitetura tradicional nacional e a arquitetura moderna internacional, Fernando Távora destacou-se pela visão inovadora que procurou afirmar da arquitetura, refletida num forte sentido de responsabilidade social e na importância atribuída ao programa e à funcionalidade da obra. Foi, de resto, essa escola, que viria a “contagiar” Siza Vieira, Souto Moura, entre outros dos seus discípulos, que imprimiu numa obra arquitetónica da qual o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira (1953-59), a Casa de Férias no Pinhal de Ofir, em Fão (1957-1958), a reabilitação do Centro Histórico de Guimarães (1985-1992), a ampliação das instalações da Assembleia da República, em Lisboa (1994-1999) ou o restauro do Palácio do Freixo, no Porto (1996-2003), são exemplos paradigmáticos.

O programa de eventos associados ao ciclo “Figura Eminente da Universidade do Porto, 2013 – Fernando Távora” pode ser consultado no site do evento, em http://figuraeminente.up.pt/.