As inscrições para as 7 mil vagas da Universidade Júnior 2019 vão abrir a 2 e 3 de maio. (Foto: U.Porto)

Está prestes a chegar mais uma edição da Universidade Júnior. Aproveitando as férias de verão dos mais novos, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário abre as portas da U.Porto a cerca de 7 mil alunos do ensino básico e do secundário, durante o mês de julho e a primeira semana de setembro. A abertura das inscrições está marcada para os dias 2 de maio (programas destinados a alunos do 5.º ao 8.º anos de escolariedade) e 3 de maio (para alunos do 9.º ao 11.º anos), sempre às 21 horas.

Para 2019, a Universidade do Porto preparou um leque de atividades que abrange múltiplas áreas do saber, principalmente aquelas que os currículos da instituição abordam, de modo a incutir nos juniores o gosto pela descoberta e pelo conhecimento. Esta é também uma boa oportunidade para que os jovens esclareçam algumas dúvidas e descubram novas paixões, à medida que se aproximam do momento de tomar decisões sobre a sua formação e o seu futuro percurso profissional. Desde o seu início em 2005, a Universidade Júnior já recebeu mais de 65 mil alunos.

Os alunos do 5.º e do 6.º ano serão integrados no programa Experimenta no Verão, composto por seis planos com cinco atividades de diferentes áreas, a realizar em qualquer semana entre 1 e 26 de julho. Os alunos vão poder escolher qual o plano de atividades que lhes interessa e também a semana em que querem realizá-lo, dentro desse prazo. As inscrições abrem no dia 2 de maio, a partir das 21 horas.

Desde 2005, a Universidade Júnior já recebeu mais de 65 mil estudantes. (Foto: U.Porto)

A U.Porto pretende dar a conhecer o meio universitário a cada um dos estudantes do 7.º e do 8.º ano através das Oficinas de Verão, as quais serão compostas por cinco atividades de diferentes áreas. Como as Oficinas de Verão vão ser todas compostas por atividades diferentes, os jovens podem experimentar várias áreas e faculdades ao longo da semana. Destinadas também ao público destes dois anos de escolaridade são também as Oficinas Temáticas, que se debruçam sobre uma determinada área de conhecimento. As inscrições para ambas as Oficinas vão estar disponíveis a partir do dia 2 de maio, às 21 horas.

Por sua vez, os alunos do 9.º ao 11.º anos vão poder integrar o programa Verão em Projeto, um conjunto de projetos que incidem sobre áreas disciplinares específicas. Para os futuros universitários que já estão a pensar nos cursos superiores em que poderão ingressar, esta é uma oportunidade de ouro de conhecerem melhor as suas áreas científicas de eleição. Para este programa, as inscrições começam no dia 3 de maio, às 21 horas.

À disposição de todos que se inscrevam na Universidade Júnior estará também a Escola de Línguas, um programa de dez dias para aprender ou desenvolver conhecimentos em Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, mas também em Línguas clássicas (Latim e Grego), ou até Japonês. As inscrições iniciam às 21 horas do dia 3 de maio.

Numa parceria entre a U.Porto, a Escola Naval e a Marinha Portuguesa, surge o programa Escola do Mar, que será ministrada a bordo de Navios da República Portuguesa e no qual os jovens poderão tomar contacto com o mar e experimentar a vida a bordo, para além de adquirir conteúdos pedagógicos específicos. Esta atividade destina-se apenas a maiores de 14 anos e terá inscrições abertas a partir do dia 6 de maio, às 21 horas.

Os participantes vão poder explorar áreas do conhecimento que vão da Química às Letras, passando pelas Artes ou pela Matemática (Foto: U.Porto)

Ao longo de todo o calendário da Universidade Júnior, vão decorrer também quatro escolas de introdução à investigação: a Escola de Química e Bioquímica (que decorre de 8 a 12 de julho), a Escola de Verão de Física (que decorre de 1 a 6 de setembro), a Escola de Verão de Matemática (que decorre de 2 a 6 de setembro), a Escola de Ciências da Vida e da Saúde (que decorre de 2 a 7 de setembro) e a escola À Descoberta das Engenharias (que decorre de 1 a 26 de julho). Excepcionalmente, a Escola de Física, a Escola de Matemática e a escola À Descoberta das Engenharias admitem alunos do 12º ano.

Os participantes neste conjunto de atividades serão selecionados de acordo com os (bons) resultados escolares, portanto as Escolas só são acessíveis mediante candidatura. As candidaturas vão estar abertas entre 6 de maio e 1 de julho, à exceção da Escola de Química e Bioquímica, cujo prazo será de 6 a 31 de maio.

A inscrição numa semana de atividades da Universidade Júnior tem o custo de 80 euros, valor que já cobre os gastos com material pedagógico, transporte (no caso de saídas de capo ou visitas de estudo), seguro escolar, almoço e um lanche volante. A Universidade Júnior assegura também um programa de acolhimento, em colaboração com o Regimento de Transmissões, que coloca as suas instalações ao dispor dos juniores. O custo do alojamento, que inclui todas as refeições e outras atividades de lazer pós-Universidade Júnior é de 105 euros por semana, valor a que se deve acrescentar o valor da inscrição.

A U.Porto estabeleceu parcerias com várias câmaras municipais de norte a sul do país, através das quais estas asseguram vários tipos de apoios aos juniores que residam nesses municípios. As ajudas podem passar por ajudas de custo na inscrição, no alojamento ou até no transporte diário entre o Porto e os respetivos concelhos. Esses apoios podem ser consultados na página da Universidade Júnior.

O programa completo da Universidade Júnior pode ser consultado através da brochura digital.