Cerca de 1400 alunos do ensino secundário vão à FEUP para conhecer o universo da engenharia.

Já encontram abertas as inscrições para a edição 2013 da “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE), uma iniciativa que nos próximos dias 11, 12 e 13 de março, vai levar à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) cerca de 1400 alunos do ensino secundário.

À semelhança dos anos anteriores, a SPE 2013 deverá contar com a participação de estudantes de cerca de 70 escolas do ensino secundário portuguesas, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto os projetos e os laboratórios da FEUP através de 120 percursos especialmente criados para a edição deste ano. São 70 atividades à disposição dos alunos do secundário, das quais se destacam: “Caça ao tesouro com a TUNAFE”, “Células de combustível: fontes de energia limpa”, “Engenharia ao serviço da Saúde e do Bem-estar – o potencial dos microrganismos na produção de antibióticos”, “Simulador de Condução”, “Futebol robótico e robótica marinha” e “Automação Industrial”.

As atividades da “Semana: Profissão Engenheiro” estão divididas em cinco grandes áreas temáticas – “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo” – através das quais se pretende dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. Para os alunos que já têm uma preferência forte por uma área específica da engenharia é dada a possibilidade de escolherem um percurso monotemático.

Os participantes da SPE vão ter também a oportunidade de travar um contacto mais direto com alguns grupos estudantis ligados à FEUP, como a Associação de Estudantes (AEFEUP), o BEST Porto, a Tuna Feminina de Engenharia (Tunafe), Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e o núcleo de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Informática (NuIEEE).

De forma a incentivar a participação dos estudantes nas atividades, foi criado um passatempo que premiará a melhor fotografia sobre a “Semana Profissão: Engenheiro”. Este ano o tema do concurso é “A Engenharia faz-me…”, sendo que o registo fotográfico mais votado pelos cibernautas (a votação estará online no site oficial da SPE) vai ser premiado com a experiência de “Ser estudante FEUP por um dia” (em que poderá descobrir como é fazer parte do mundo académico) e também uma máquina de calcular Casio.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única de os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. Todas as atividades propostas e os percursos idealizados pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia-a-dia, assim como dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.

As inscrições para a SPE 2013 estão a decorrer até 15 de fevereiro no site do evento,