Solução propsota pelo INESC TEC visa maximizar o aproveitamento do recurso eólico, permitindo um maior rendimento na conversão energética.

O INESC TEC está a testar uma turbina eólica que incorpora tecnologia inovadora “made in Portugal” para a produção de energia elétrica, combinando produção eólica com solar fotovoltaica.

Desenvolvida pela empresa portuguesa Omniflow, a tecnologia utiliza uma asa invertida radial para dirigir o vento de qualquer direção (omnidirecional) e promover um efeito de Venturi, que acelera o escoamento na direção da turbina de eixo vertical. A capacidade de explorar estas duas fontes de energia numa área tão pequena faz do Omniflow uma das mais poderosas tecnologias de energia renovável disponível no mercado atualmente.

O INESC TEC está apoiar a empresa no desenvolvimento de uma solução ainda mais avançada, onde a utilização de duplo rotor pretende maximizar o aproveitamento do recurso eólico, permitindo um maior rendimento na conversão energética.

O protótipo está instalado na cobertura do edifício do INESC Porto, estando a ser monitorizadas as principais grandezas que permitirão avaliar os ganhos desta alteração.