Em 2011 e 2012, os Investigadores do INESC TEC publicaram 477 artigos em revistas internacionais e mais de mil comunicações de encontros científicos fora do país.

Em 2011 e 2012, o INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto) publicou 1733 artigos científicos, o que constitui um novo recorde ao nível da produção científica daquele centro de investigação ligado à Universidade do Porto.

Dos artigos publicados pelos investigadores do INESC TEC nos últimos dois anos, 477 foram em revistas internacionais, enquanto mais de mil representam comunicações de encontros científicos fora do país. Foram ainda publicados 49 livros e artigos em livros, 20 artigos em revistas nacionais e 164 em conferências nacionais.

A Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos foi a que teve maior produção em valor absoluto e per capita, com uma centena de artigos publicados em revistas internacionais. O Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão preencheu o segundo lugar em valores absolutos e teve o maior número de artigos apresentados em conferências (222).

Só as publicações em revistas e conferências internacionais (1493 artigos) representam mais do dobro em relação ao biénio anterior de 2009/2010 (611 artigos). E se é certo que houve crescimento em absoluto do número de Doutores no INESC TEC, também é verdade que a produção per capita voltou a aumentar.

Os números de publicações científicas em 2011 e 2012 revelados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) constituem assim um recorde na história do INESC TEC.

Os números de publicações científicas relativas a 2011 / 2012 comunicados à  Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no relatório anual do INESC TEC constituem assim um recorde na história daquele centro de investigação.