Iniciativa visa sensibilizar a população para a importância da Robótica no quotidiano

O INESC TEC vai participar, nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no “Roteiro de Robótica”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Fundação Porto Social –“Porto Cidade de Ciência” e integrada na European Robotics Week 2012.

Este roteiro, destinado ao público em geral, oferece aos participantes várias atividades relacionadas com a área da robótica e tem como principal objetivo sensibilizar a população para a crescente importância desta área científica e o seu diversificado potencial de aplicação no quotidiano.

O programa do roteiro inclui, no dia 30 de novembro, uma visita à empresa FLUPOL, especializada na aplicação de revestimentos antiaderentes, auto lubrificantes e anti corrosão em peças metálicas, vidro e cerâmica com equipamentos robotizados inovadores.

No dia 1 de dezembro será a vez dos laboratórios da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC localizados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) receberem a visita dos participantes no roteiro. Neste dia, os participantes poderão observar vários robôs em movimento, com destaque para o robô vigilante. Dotado de uma capacidade de visão de 360º, este robô é capaz de detetar gases, incêndios, fumo, água no chão e comunicar através de tele e videoconferência, quer com outros robôs, quer com humanos. Esta tecnologia robótica, pioneira no mundo, promete reduzir os riscos humanos inerentes às tarefas de vigilância, dado que passa a assegurar as tarefas potencialmente mais perigosas, como seguir e cercar intrusos.

Os interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se através da Fundação Porto Social –“Porto Cidade de Ciência”. As inscrições online (ver aqui) encontram-se limitadas a 30 participantes.

Organizada pela CMP, através da Fundação Porto Social –“Porto Cidade de Ciência”, com co-organização do INESC TEC e da FLUPOL, esta iniciativa insere-se no “Projeto Rotas da Ciência”, que conjuga roteiros científicos para divulgação da atividade científica em diferentes áreas, dando a conhecer onde trabalham e o que fazem os cientistas portugueses, através de visitas, palestras, debates, atividades experimentais, saídas de campo e exposições.

Os roteiros científicos são organizados em torno de várias temáticas e em parceria com instituições públicas e privadas ligadas à atividade científica, de investigação, cultural e empresarial (universidades, centros de investigação, empresas, entre outros).