Investigadores vão dar a conhecer 34 tecnologias inovadoras made in INESC TEC, aplicáveis a vários domínios da saúde.

O INESC TEC promove no próximo dia 23 de janeiro, o “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014”, a primeira mostra de tecnologias com cunho INESC TEC aplicadas ao setor da saúde.

Entre as 14h00 e as 18h30, dezenas de investigadores do Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto vão passar pelo edifício sede do INESC TEC (campus da FEUP) para apresentar 34  projetos com tecnologias inovadoras aplicáveis a várias áreas do setor da saúde resultantes de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Engenharia Biomédica, Sistemas de Informação, Robótica, Optoeletrónica, Sistemas Eletrónicos, Telecomunicações, Multimédia, Sistemas Computacionais Avançados, Inteligência Artificial e Engenharia Industrial.

“Com uma experiência de mais de 20 anos no setor da saúde, o INESC TEC vai apresentar tecnologias com aplicação a diversas áreas, nomeadamente cardiologia, oncologia, oftalmologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, nefrologia e anestesiologia, mas também reabilitação e fisioterapia, medicina desportiva, análises clínicas, bem como meios complementares de diagnóstico e gestão de recursos na saúde”, explica Cristina Machado Guimarães, da organização do evento. Dispositivos vestíveis para monitorização do estado de saúde ou para reabilitação pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral), tecnologias para medir risco de AVC e para prevenção de depressões são alguns exemplos do que o “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” tem para oferecer. A mostra conta ainda com um robô vigilante, uma cadeira de rodas inteligente e demonstrações de jogos sérios que podem ser utilizados em ambientes de “assisted living” (autonomia assistida) para apoio de população idosas ou de outras populações frágeis.

Direcionado a prestadores de serviços de saúde, empresas do setor, centros de I&D, investigadores e decisores, o “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” assume-se como uma oportunidade de identificação de sinergias e estabelecimento de futuras parcerias.

A entrada no “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” é livre, mas sujeita a inscrição.