blabla

O projeto conta com parceiros de Portugal, Suíça, Alemanha e Estónia.

O INESC TEC viu ser recentemente aprovado o projeto europeu SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), que conta com um orçamento de mais de três milhões de euros.

Coordenado pelo INESC TEC, este projeto foca a área das infraestruturas na cloud. Apesar das suas vantagens, estas estruturas ainda apresentam alguns desafios, nomeadamente ao nível da privacidade e integridade do armazenamento ou processamento de dados. O que o SafeCloud pretende fazer é assegurar que as tarefas de transmissão, armazenamento e processamento de dados são divididas por diferentes domínios que não conluiem, o que torna os dados mais seguros.

Para isso, os utilizadores podem escolher vários domínios administrativos e assim ter controlo absoluto sobre os seus dados. Espera-se que este projeto tenha um importante impacto na sociedade.

Além do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, os parceiros deste projeto europeu incluem a Université de Neuchatel (Suíça), Technische Universität München e Cloud & Heat GMBH (Alemanha), Cybernetica AS (Estónia), e INESC ID e Maxdata Software (Portugal).