O ForestWISE é um dos seis CoLAB promovidos pelo Governo, e junta instituições e empresas para trabalhar a gestão integrada da floresta e do fogo.

O INESC TEC foi a entidade escolhida para liderar o novo Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest & Fire Wise Management, iniciativa que, a partir do próximo mês de abril, vai juntar instituições e empresas para trabalhar temáticas relevantes para a gestão integrada da floresta e do fogo em Portugal, bem como aspetos relacionados com a gestão responsável dos recursos florestais, a minimização de riscos e impactos de diferentes ameaças, e novos conceitos de negócio e serviços para o setor florestal.

Com articulação através do tema da governança de recursos naturais, a agenda de investigação do CoLAB contemplará as áreas de florestas e setor florestal, tecnologias facilitadoras essenciais e gestão coesa do fogo.

Aprovado no dia 30 de janeiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), este CoLAB é um dos seis promovidos pelo Governo português, e nasce na sequência dos problemas que Portugal tem enfrentado no desenvolvimento e gestão das áreas rurais, agravados pelas alterações climáticas, com graves consequências ao nível dos fogos rurais, como nos casos trágicos de 17 de junho e 15 de outubro de 2017.

Além do INESC TEC, a Comissão Instaladora do ForestWISE conta com outras instituições e empresas, nomeadamente a Altri, Corticeira Amorim, EDP Distribuição, Instituto Superior de Agronomia, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, REN – Redes Energéticas Nacionais, Sonae Arauco, The Navigator Company e INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Workshop “Gestão e Governança de Incêndios Rurais”

No âmbito das atividades de lançamento do CoLAB, a Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, o INESC TEC e a Embaixada do Canadá promovem esta terça-feira, dia 6, o workshop  “Gestão e Governança de Incêndios Rurais”, com  o perito canadiano Kelvin Hirsch.

O workshop vai focar-se nas preocupações estratégicas na gestão e governança dos incêndios rurais, tendo em conta a situação e a abordagem adotada pelo Canadá. Tem início marcado para as 10h30 no auditório A do INESC TEC. A entrada é livre.

O que são os CoLAB?

Com o objetivo de estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social em Portugal, o Governo promove “laboratórios” para investigação e inovação que juntem empresas, universidades e centros científicos, com o nome de Laboratórios Colaborativos (CoLAB).

Montanha, Oceano, Vinha e Vinho, Floresta e Fogo, e Digital são algumas das áreas que têm agora disponíveis estruturas colaborativas, no sentido de desenvolver atividades baseadas em conhecimento científico que promovam processos de mudança tecnológica.

Os CoLAB pretendem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior, e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

A FCT, no âmbito do Programa Nacional de Reformas, do Programa Interface e da Agenda “Compromisso com a Ciência e Conhecimento”, é corresponsável, com a ANI – Agência Nacional de Inovação, pelo processo de constituição e operacionalização da criação de Laboratórios Colaborativos.