Testes incluíram uma embarcação equipada com câmara térmica para deteção de pessoas na superfície da água e um sistema robotizado para transporte de balsas salva-vidas.

O INESC TEC deslocou-se recentemente  às instalações do Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, em La Spezia na Itália, para participar num conjunto de testes no âmbito do projeto ICARUS (componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento).

Nestes exercícios, que decorreram entre 15 e 19 de julho,o INESC TEC testou o ROAZ, uma embarcação equipada com câmara térmica para deteção de pessoas na superfície da água, e ainda um sistema robotizado para transporte de balsas salva-vidas (na foto). O projeto ICARUS arrancou em fevereiro de 2012 e conta com 24 parceiros europeus.

O objetivo deste projeto é desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento. O ICARUS, com duração de quatro anos, aborda duas componentes de segurança – terrestre e marítima –, estando o INESC TEC a liderar os trabalhos relativos à componente marítima como resultado da sua experiência na robótica aquática.

Para além do INESC TEC, participaram nos ensaios mais dois parceiros do projeto ICARUS, o CMRE e a empresa italiana Calzoni, que levou também um veículo autónomo de superfície. O projeto conta ainda com a Marinha Portuguesa como parceira.