Projeto tem como base uma tecnologia inovadora que transforma os barcos de pesca em pontos de transmissão de Internet para outros barcos.

Tendo como cenário de fundo a terceira edição do Fórum do Ma, o INESC TEC e a Associação Porto Digital assinam esta sexta-feira, dia 31 de maio, um protocolo de colaboração que permitirá disponibilizar, já em 2014, acesso gratuito à Internet wireless de banda larga ao longo da costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim.

Por agora existe um projeto piloto para testar comunicações wireless de banda larga entre o Edifício Transparente e barcos de pesca de sardinha (cooperativa PROPEIXE) no Porto de Matosinhos. Numa fase posterior será possível estender o sistema a todos os utilizadores de Internet na costa marítima até cinco milhas.

Na base do projeto que está a ser testado no Edifício Transparente está uma tecnologia inovadora, designada “JANUS”, que transforma os barcos de pesca em pontos de transmissão de Internet para outros barcos. “Pela primeira vez, pescadores, turistas ou qualquer pessoa localizada até cinco milhas da costa vão ter acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga. Atualmente, o acesso à Internet no mar é feito via satélite (tecnologia que acarreta custos muito elevados) ou então tem que ser feito muito próximo de terra, novamente através de tecnologias pagas, explica Rui Campos (INESC TEC).

“A Associação Porto Digital ao longo dos últimos cinco anos tem vindo a expandir a cobertura da rede wireless de acesso gratuito à internet de modo a torná-la mais abrangente e alargar o acesso a diferentes comunidades de utilizadores. Esta parceria com o INESC TEC é mais um passo no crescimento desta rede, chegando agora ao Mar, sendo este mais um passo na criação dos alicerces que gradualmente fazem do Porto um território inteligente”, refere Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e presidente do conselho de administração da Associação Porto Digital.

A assinatura do protocolo está marcada para as 11h00 desta sexta-feira e será feita na presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.