image

Investigadores vão desenvolver software passível de ser integrado em ferramentas de apoio à gestão do sistema elétrico de energia.

O INESC TEC iniciou no mês de setembro um projeto, contratualizado com REN (Redes Energéticas Nacionais SA), para o desenvolvimento de uma ferramenta de previsão probabilística da Produção em Regime Especial (PRE).

Com duração de quatro meses, este projeto envolve o desenvolvimento e operacionalização de algoritmos estatísticos de previsão probabilística, essencialmente aplicados à previsão da incerteza da produção eólica nacional, mas também alargados para a restante PRE nacional (fotovoltaica, mini-hídrica, térmica).

O projeto surge ainda na sequência da experiência adquirida pelo INESC TEC em projetos internacionais, tais como o projeto europeu ANEMOS.plus, em colaboração com a REN, e o projeto ARGUS, em colaboração com o Argonne National Laboratory.

O produto final consistirá num conjunto de módulos de software passível de ser integrado em ferramentas de apoio à gestão do sistema elétrico de energia.