Investigadores da U.Porto vão fazer o levantamento e caracterização das tecnologias de armazenamento de energia com relevância para o setor elétrico.

O INESC TEC recebeu recentemente a reunião de arranque do projeto de consultoria técnica e de prestação de serviços que foi contratualizado com a EDP Produção e EDP Distribuição.

Inserido no âmbito das tecnologias de armazenamento de energia relevantes para o setor elétrico, quer do ponto de vista centralizado quer descentralizado, este projeto do INESC TEC envolve a realização de um levantamento e caracterização técnica e económica das tecnologias de armazenamento de energia com relevância para o setor elétrico.

Num cenário atual caracterizado por grande volume de produção de eletricidade baseada em recursos renováveis que têm características de variabilidade temporal, a presença de dispositivos de armazenamento é essencial, sendo uma tecnologia com interesse em diversos países e cujos impactos a nível regulatório e tarifário deverão ser estudados.

Este projeto de consultoria técnica arrancou em março e tem duração prevista de oito meses. Os investigadores que participam neste projeto têm vínculo à Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).