INESC TEC vai apoiar a implantação de um laboratório de redes elétricas inteligentes em Marrocos.

O Institut de Recherche en Energie Solarie et Energies Nouvelles (IRESEN), de Marrocos, aprovou recentemente, no âmbito do concurso InnoPV, o projeto SECRETS – “L’Intégration intelligente de l’énergie photovoltaïque au réseau de consommation domestique avec le développement d’applications spécifiques au contexte marocain”n que conta com a participação do INESC TEC.

O projeto visa a implementação de um laboratório de redes elétricas inteligentes, incluindo o desenvolvimento de protótipos de inversores para ligação de sistemas solares fotovoltaicos e eólicos à rede elétrica.

O INESC TECserá responsável pela definição da arquitetura e especificação da infraestrutura laboratorial, bem como pelo apoio e formação a cinco estudantes de doutoramento que desenvolverão os protótipos avançados e permanecerão em Portugal por um período de seis meses.

O projeto tem a duração de três anos e envolve, além do INESC TEC, os parceiros marroquinos Ecole Nationale des Sciences Appliquées de Kenitra, Université Ibn Tofail, Ecole Normale Supérieure de l’Enseignement Technique de Mohammedia, AGT Maroc, Grupo OCP e ainda a Universidade de Houston, nos Estados Unidos.