eurekaNo âmbito das comemorações dos 30 anos do INESC TEC vai ser organizada, ao longo de todo o ano, uma série de iniciativas ligadas à inovação científica e tecnológica. O primeiro evento, intitulado “O Efeito Eureka” tem lugar no dia 4 de junho e inclui um conjunto de atividades de ciência e tecnologia preparadas por jovens investigadores do INESC TEC.

O programa divide-se geograficamente por dois locais na cidade do Porto, o INESC TEC e a baixa da Invicta. De salientar, os três principais eventos que vão decorrer durante o dia na tenda: “Aprendendo a Voar”, “Desafio Social” e “Talks”.

O “Aprendendo a Voar” é um concurso de empreendedorismo que tem como objetivo dar a oportunidade aos participantes de apresentarem uma ideia com potencial de negócio. Por sua vez, para realizar o “Desafio Social” foi feito um levantamento de problemas/necessidades reais junto de ONG, IPSS e empresas sociais para perceber que tipo de soluções de cariz tecnológico as pode ajudar a resolver estes problemas e, com base nas carências solucionadas, foi lançado um desafio aos participantes, que vão apresentar as suas soluções na forma de ideias ou protótipos no dia 4 de junho. O último grande evento, as “Talks” tem como objetivo trazer ao INESC TEC o know-how, testemunho e entusiasmo de antigos colaboradores que criaram as suas próprias empresas, patentes ou spin-offs.

Para além das iniciativas descritas acima, vão decorrer ainda três atividades paralelas: o slide e a escalada (que se vão realizar junto à entrada do edifício principal do INESC TEC); a iniciativa “INESC TEC para Totós”, que consiste numa mostra de protótipos representativos do domínio científico de atuação de cada um dos centros do instituto; e a “Cápsula do Tempo”, que tem como objetivo desafiar os colaboradores da instituição a idealizar o seu futuro em 2025.

Os momentos musicais vão ser vários ao longo do dia. O primeiro terá lugar no Auditório A do INESC TEC, à hora de almoço, e vai contar com a atuação do músico Ruben Lísias, o segundo vai ocorrer no encerramento da sessão na tenda, por volta das 19h00; com a INESC TEC Jazz Band. À noite o evento segue para a baixa portuense, sendo o espaço “Maus Hábitos” o anfitrião das bandas Lyzzard e Purple Weed.

Cada uma das atividades tem um público-alvo específico, mas é aberta a toda a comunidade científica e académica que pretenda assistir, desde que se inscrevam previamente, até dia 25 de maio.