Os métodos de modelação preditiva deverão ser capazes de lidar com grandes conjuntos de dados complexos e estruturados.

O Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC vai participar no projeto europeu MAESTRA (Learning from Massive, Incompletely annotated, and Structured Data). Com arranque em fevereiro e uma duração prevista de 36 meses, este projeto pretende desenvolver ferramentas e métodos para tarefas de aprendizagem preditiva.

Os métodos de modelação preditiva deverão ser capazes de lidar com grandes conjuntos de dados complexos e estruturados gerados por processos não estacionários e com elevado grau de incerteza. “Iremos desenvolver as bases (conceitos e fundamentos) para as abordagens, assim como a metodologia (conceção e implementação de algoritmos) ”, esclarece João Gama, investigador do LIAAD/INESC TEC.

“Demonstraremos ainda o potencial e a utilidade dos métodos em problemas de um conjunto variado de áreas de aplicação (biologia molecular, redes de sensores, multimédia, e redes sociais) ”, acrescenta.

O MAESTRA  é um projeto colaborativo do sétimo programa quadro (FP7), na área das tecnologias da informação e comunicação, e envolve, além do INESC TEC, o Institut Jozef Stefan (Eslovénia), o SS Cyril and Methodius University (Macedónia), a Universita Degli Studi di Bari “Aldo Moro” (Itália) e o Ruder Boskovic Institute (Croácia).