A “ADIRA Micro-Fábrica” será usada no apoio à produção de peças técnicas genéricas em chapa metálica.

O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) são duas das entidades que integram o projeto “ADIRA Micro-Fábrica”, liderado pela empresa ADIRA, um destacado fabricante português de máquinas ferramentas.

Este projeto, que deverá ficar concluído em 2015, tem como objetivo desenvolver o conceito de Micro-Fábricas contentorizadas e construir bens de equipamento modulares e configuráveis para trabalho de metais em chapa. O sistema será concebido com recurso a metodologias e abordagens de conceção modulares, criando conjuntos funcionais ou módulos que possibilitem a fácil configuração de diferentes soluções adaptadas a múltiplas utilizações e mercados. Para tal, serão desenvolvidos equipamentos dedicados ao corte, conformação e soldadura de chapa metálica, com elevado desempenho em termos de eficiência energética e funcional, que permitam a sua instalação em espaços limitados, num ou mais contentores interligados.

Passível de ser configurada e adaptada às necessidades específicas de cada instalação, a “ADIRA Micro-Fábrica” pode ser projetada para a produção de peças técnicas genéricas em chapa metálica ou para a produção de uma gama de produtos específicos. O desenho de cada Micro-Fábrica será apoiado por um configurador, constituído por uma metodologia de projeto e uma ferramenta informática que permitirão, caso a caso, projetar a solução mais adequada às especificidades de cada cenário de utilização e dos produtos a fabricar.

No âmbito do projeto será construído e testado um protótipo da “ADIRA Micro-Fábrica”, cujo módulo de produção será composto por equipamentos com capacidade para realizar operações de corte em guilhotina, corte por laser, conformação e soldadura. Os três primeiros equipamentos serão integralmente desenvolvidos. O equipamento de soldadura será construído, a partir de componentes, segundo as especificidades do ambiente “ADIRA Micro-Fábrica”.

A “ADIRA Micro-Fábrica” incluirá um conjunto de módulos de software embarcados que permitam autonomia local ou a gestão remota, a partir de um centro de produção.