INESC TEC e FCUP organizam “Semana da Ficção Científica”

SYFY Scientific Review conta com exibição de filmes, palestras, debates e um concurso de fotografia, ilustração e curtas-metragens.

O evento conta com exibição de filmes, palestras, debates e um concurso de fotografia, ilustração e curtas-metragens.

A ciência na ficção científica é o mote para um dia de exibição de filmes de ficção científica e outro de palestras e debates, os principais momentos que compõem a “SYFY Scientific Review – Semana da Ficção científica”, evento que o INESC TEC e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organizam nos dias 17 e 18 de setembro, na FCUP.

A organização desta semana da ficção científica surge do interesse que o tema provoca na comunidade científica, através do contributo que a verdadeira ciência tem na ficção. “Os autores de ficção são inspirados pelos trabalhos desenvolvidos nestas áreas científicas, sendo apoiados muitas vezes por dados científicos que sustentam uma imaginação ficcional científica”, refere Orlando Frazão, investigador do INESC TEC e um dos organizadores do evento. “Por outro lado, vários cientistas e investigadores reconhecem que a ficção científica tem um papel muito importante no desencadeamento da imaginação, sobre o que é possível desenvolver na ciência atual”, acrescenta.

No primeiro dia do evento, designado por “Movie Day”, serão apresentados os filmes Forbidden Planet (1956), Blade Runner  (1982) e Interstellar (2014). O segundo dia será dedicado a palestras e debates sobre temas científicos aplicados aos filmes. Cientistas, docentes, investigadores em ciências exatas e engenharias e escritores de ficção científica estão entre os dinamizadores desta sessão.

Um dos oradores convidados é o ilustrador Victor Mesquita, que sublinha a importância da ciência na escrita ficcional. “A verdadeira Ficção não pode dispensar a Ciência como fundamento inspirador e suporte. A Ficção poderá, com o apoio da Ciência, candidatar-se a um resultado laboratorial mais maduro, profícuo e responsável na sociedade futura, dado o manifesto potencial da sua capacidade de subverter pela imaginação”, afirma.

A semana científica conta ainda com um concurso de fotografia, curtas-metragens e ilustração, o SPIC (Short Film, Photography and Illustration Competition). A competição, subordinada ao tema “Ano Internacional da luz 2015”, está aberta à participação entre 1 de agosto e 13 de setembro.

O evento tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica, Hands on Science network, SPIE Student Chapter e Universidade do Porto.

Mais informação em http://www.syfy-scientific-review.org/