PME têm de apresentar propostas em 3 áreas: carregamento de veículos elétricos e gestão de frota, tecnologias para redes elétricas inteligentes e energias renováveis

O INESC TEC e a EDP Distribuição lançaram um concurso, destinado a pequenas e médias empresas (PME), que consiste na apresentação de soluções tecnológicas nas áreas de carregamento de veículos elétricos e gestão de frota, tecnologias para redes elétricas inteligentes e energias renováveis, a grandes empresas europeias que atuam no mercado da energia.

O objetivo passa por aproximar as PME, que nem sempre conseguem dar visibilidade às soluções tecnológicas que desenvolvem, de gigantes industriais como a REN, a General Electric, a SAP ou a CyberGrid, estimulando futuras parcerias empresariais.

As PME a concurso têm de submeter, até dia 12 de junho, um texto onde explicam em que é que consiste a solução tecnológica. A proposta deve incidir numa das áreas de energia mencionadas acima. As melhores ideias serão selecionadas, com base no seu potencial de inovação, enquadramento no projeto europeu InteGrid (de redes elétricas inteligentes), sendo que vai ser dada prioridade a empresas startup.

As empresas selecionadas farão um pitch de 10 minutos para apresentar as suas soluções tecnológicas. Este momento terá lugar no dia 27 de junho, na sede da EDP, em Lisboa, no âmbito do evento “From intelligent energy solutions to disruptive business models”.

Durante a manhã vai-se falar sobre novos modelos de negócios para as redes elétricas inteligentes e os distribuidores de energia, gestão de energia, redes elétricas inteligentes, consumidores de energia, e vão ser feitas demonstrações de ferramentas desenvolvidas pela General Electric, CyberGrid, SAP, INESC TEC e Águas do Tejo Atlântico, no âmbito do projeto. Para a tarde está reservada uma palestra de Jorge Vasconcelos da NEWES (New Energy Solutions), seguida de um momento de debate. Os pitchs por parte da PMEs encerram a sessão.

Este evento decorre da atividade “Energy Days”, promovida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo mostrar aos cidadãos e à indústria a importância de uma energia sustentável, e à qual se associaram INESC TEC e EDP Distribuição, por meio do projeto europeu InteGrid .Iniciado no ano passado, este projeto dispõe, até 2020, de 15 milhões de euros para aumentar a inteligência das redes elétricas em Portugal, Suécia e Eslovénia, países em que vão ser instalados cinco demonstradores – três deles em Portugal – de redes elétricas inteligentes.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.