O planeamento e exploração do sistema elétrico de energia é uma das áreas em que as duas entidades pretendem colaborar.

INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto) e a LABELEC, Centro Tecnológico do grupo EDP, assinam esta quinta-feira, dia 3 de outubro, um protocolo de colaboração nas áreas do planeamento e exploração do sistema elétrico de energia, mas que pode alargar-se a outras áreas de atuação comum.

Ao longo dos próximos três anos, o INESC TEC e a LABELEC, centro tecnológico do Grupo EDP que se dedica a serviços altamente especializados na área da Energia e do Ambiente, vão então unir esforços e competências, de olhos postosnos mercados internacionais. O objetivo passa por  “iniciar uma cooperação sólida que promova uma atuação sustentada os mercados de interesse comum, bem como uma maior internacionalização das atividades de ambas as partes”, explica João Peças Lopes, diretor do INESC Porto.

A colaboração INESC TEC/LABELEC irá estender-se a várias áreas científicas e tecnológicas que sejam do interesse comum das duas entidades.

Com a assinatura deste protocolo, o INESC TEC cumpre a missão de constituir uma interface entre o mundo académico e o setor dos sistemas de energia e vê reconhecidas competências em áreas emergentes essenciais para o setor elétrico do futuro, tais como a integração da energias renováveis, as Smart Grids, a mobilidade elétrica e as TIC, entre outras.