Vladimiro Mirana (à esquerda) e João Peças Lopes (à direita) no stand do INESC TEC na Green Business Week.

Vladimiro Miranda (à esquerda) e João Peças Lopes (à direita) na Green Business Week 2015.

O INESC TEC foi distinguido na Green Business Week 2015 – Semana Nacional para o Crescimento Verde, que decorreu em Lisboa entre 3 e 5 de março, pelos contributos dados na Investigação e Desenvolvimento, e especialmente na sua importância como centro incubador de empresas.

Também o Diretor do INESC TEC, João Peças Lopes, recebeu o “Prémio Personalidade EnergyLive”, graças à aposta continuada em projetos mobilizadores e transversais que permitiram o aumento da transferência de conhecimento para o tecido económico português. Ambas as distinções foram entregues pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva.

Para o Diretor do INESC TEC, Vladimiro Miranda, “é sempre agradável sentir carinho e apreciação pelo nosso trabalho persistente em favor da economia e das empresas de Portugal”. Vladimiro Miranda destaca o contributo evidente da instituição para a inovação em muitas empresas no que diz respeito à Economia Verde. “Por outro lado, a mensagem que o prémio nos transmite é que o setor empresarial também acredita ser relevante a diferenciação pela inovação – e fornece-nos, assim, um incentivo suplementar que, agradecendo, iremos acarinhar e atender”, conclui.

Já João Peças Lopes mostra-se satisfeito pelo reconhecimento público. “A distinção que recebi foi, de facto, um reconhecimento pela visão estratégica que fui concebendo e pelo esforço que fui desenvolvendo na realização e liderança de vários projetos de I&D, com particular ênfase no domínio da integração nas redes elétricas da produção de eletricidade com origem em fontes renováveis”, refere.

“Mas não posso deixar de referir que tudo isto só foi possível porque tive o grande privilégio de poder trabalhar com uma equipa de colegas e jovens investigadores, que comungavam do mesmo entusiasmo, que acreditavam e que tinham complementaridades científicas que permitiram que fossemos bem-sucedidos”, acrescenta o Diretor do INESC TEC, que realça ainda o papel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “onde havia competências que nunca foram esquecidas” e do INESC TEC “que forneceu o terreno e o ambiente para que germinassem e crescessem essas ideias e esses projetos”.

Além dos prémios, o INESC TEC marcou presença na Conferência sobre Eficiência Energética com o tema “Integração de VEs nas Rede Elétricas Inteligentes através das Tecnologias de Informação e de Comunicações”, apresentado pelo investigador David Rua, e também na mostra tecnológica com um stand demonstrativo das competências do Laboratório Associado na área das redes elétricas inteligentes e veículos elétricos.

A Green Business Week teve como principais pilares a Convenção Nacional para o Crescimento Verde, a SmartCitieslive – Soluções para Cidades Inteligentes, AcqualiveExpo – Água, Resíduos e Ambiente, EnergyliveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas, numa dinâmica integrada de exposição de produtos e soluções, fóruns de debate, espaços de presentação de projetos inovadores e empreendedorismo, encontros técnico científicos e de negócios com convidados internacionais.

Mais de 100 empresas expositoras e parceiras em várias atividades da Green Business Week 2015 demonstraram as competências que Portugal dispõe nestas matérias e o seu contributo para a “Economia Verde”.