António M. Costa (Reitor da UMinho) e José Manuel Mendonça (Presidente do INESC Porto)

O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) já tem um polo na Universidade do Minho.

O novo polo, localizado em Braga, junta-se aos polos do Porto (U. Porto e ISEP/IPP – Instituto Superior de Engenharia do Porto/Instituto Politécnico do Porto) e de Vila Real (UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e consubstancia-se no HASLab – Laboratório de Software Confiável.

O estabelecimento deste polo implica a cooperação no desenvolvimento de projetos, de serviços de investigação e desenvolvimento e de consultoria avançada. “As nossas competências, complementaridade e contributo ativo na área das tecnologias da informação vão dar protagonismo a este laboratório associado, que tem massa crítica, multidisciplinaridade e experiência na gestão de ciência”, refere Jorge Sousa Pinto, da coordenação do HASLab.

“O INESC TEC orgulha-se de servir Portugal construindo pontes entre instituições e projetando um potencial comum para um patamar internacional. É com alegria que vemos a Universidade do Minho associar-se desta forma a um projeto que tem tido tanto de ambição no querer como de humildade no trabalhar e que, sem cedências na meta de uma excelência na investigação, busca demonstrar a relevância social e económica da ciência portuguesa”, refere a direção do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC).

O HASLab, que nasceu em 2010, já era parceiro privilegiado do INESC TEC, mas o protocolo que firmou a criação do novo polo foi assinado a 12 de outubro de 2012, durante a cerimónia dos 37 anos da Escola de Engenharia da UMinho.

O HASLab (acrónimo de High Assurance Software Laboratory) nasceu a partir do Centro de Ciências e Tecnologias da Computação e do Departamento de Informática da UMinho. Tem como grande meta implementar sistemas informáticos confiáveis, garantindo a capacidade de resposta, correção, previsibilidade, robustez e segurança.